Alistamento militar pode ser feito pela internet

Alistamento militar obrigatório agora pode ser feito on line

O período de alistamento militar para os jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2017 já pode ser feito. Eles devem se apresentar à Junta de Serviço Militar (JSM) mais próxima de sua residência até 30 de junho de 2017. Caso more no exterior, o cidadão deverá procurar os Consulados ou Embaixadas do Brasil.

O alistamento militar obrigatório agora pode ser feito pela internet
O alistamento militar obrigatório agora pode ser feito pela internet

 

 

 

Onde o alistamento pode ser feito on line

Os jovens residentes nos estados do Amapá, Pará, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo agora podem optar pelo alistamento on line pela internet, no endereço www.alistamento.eb.mil.br.

Documentos necessários

Os documentos necessários para efetivação do alistamento são certidão de nascimento ou equivalente (carteiras de identidade, de motorista ou de trabalho), comprovante de residência e uma foto 3×4 recente.

Junta de Serviço Militar

Após o alistamento, será anotado ou anexado no verso do Certificado de Alistamento Militar (CAM) a data de retorno à Junta de Serviço Militar, para que o jovem possa tomar conhecimento quanto à apresentação na seleção geral ou à dispensa do Serviço Militar.

Obrigatoriedade

O alistamento é obrigatório e, sem ele, o cidadão fica impedido, por exemplo, de tirar passaporte, ingressar no serviço público ou ser matriculado em qualquer instituição de ensino – inclusive universidades. Além disso, está previsto pagamento de multa, que varia de acordo com a quantidade de dias em que o candidato deixou de se alistar.

Procedimento on line

No caso do alistamento on line o alistando preencherá um formulário disponível no site a após a disponibilidade das informações será informado ao alistamento o número do protocolo que permitirá o acompanhamento da seleção.

Exército, Marinha e Aeronáutica

Acessando posteriormente o site o jovem saberá se foi aprovado e ingressará nas forças armadas ( Marinha, Exército e Aeronáutica) ou será dispensado recebendo do CDI(certificado de dispensa de incorporação).

Prazo

O prazo para o alistamento termina em 30 de junho. O procedimento é obrigatório.

Quantitativo

Todo ano, cerca de dois milhões de jovens fazem o alistamento militar e aproximadamente 200 mil são incorporados as Forças Armadas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *